SALMOS 126:6

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com algria, trazendo consigo os seus molhos.

Artigos

FIDELIDADE E SABEDORIA EM TEMPOS DIFÍCEIS

Tempos difíceis ou crises são cíclicos na história da humanidade. Ao estudarmos, desde os registros mais remotos, observamos que todas as gerações passaram por dificuldades ou sérias crises em algumas áreas da vida ou em todas elas. E como disse Salomão : “não há nada novo debaixo do sol”. Ec 1.9. Isso quer dizer que as dificuldades e crises que vivemos não são exclusividade nossa e nem são inéditas.
Agora, existe uma diferença entre passar por crises e dificuldades e viver com elas. E é esta diferença que buscamos. Pois, ninguém quer viver deste modo, mas todos passamos por problemas. Então o que fazer para que as adversidades sejam passageiras em nossa vida?
O tema desta matéria responde a esta pergunta, pois o exercício da fidelidade e a aplicação da sabedoria adquirida, não só dão as saídas como também atraem as soluções. Nisto a história também nos ensina, aqueles que, diante de dificuldades, buscaram exercer a fidelidade e a sabedoria, alcançaram o favor divino e aqueles que foram pelos caminhos da infidelidade e ignorância atraíram ainda mais tribulação e até a morte.
Importante é que Fidelidade e Sabedoria são distintas e não dependem uma da outra e também não se suprem na falta de uma delas. Elas são independentes entre si, mas incapazes de produzirem os resultados da outra. Ou você não conhece pessoas fiéis a Deus, família, igreja, trabalho que sofrem em todas as áreas que exercitam a fidelidade, simplesmente porque lhes falta sabedoria para cuidarem e colherem os frutos da fidelidade? Ou quantos sábios sofrem por sua infidelidade a Deus, família, igreja, trabalho...
Por isso, exercer a fidelidade com sabedoria nos dá segurança no coração, e um coração bem guardado encontra as saídas para todas as áreas da vida. Pv. 4.23
Um Homem seguro não se sente ameaçado naquilo que É, Tem e Faz.
Isto não quer dizer também, que Fidelidade e Sabedoria não atraiam problemas e perseguições. Atraem sim, e como! Pois, todo aquele que não as tem faz de tudo para perturbar e manchar o que as possui. Pois a falta delas gera a inveja e o orgulho e quem os possui sente-se mal diante de um sábio fiel.
Mas, se abdicarmos destes valores divinos, Fidelidade e Sabedoria, tomaremos parte com os infiéis e atribulados desta vida e nunca teremos paz, pois ela, a Paz, é fruto da união entre Fidelidade e Sabedoria. E do que nos valeria ter estas joias se não a manifestássemos aos outros? Seria um tesouro escondido quando deveria ser exposto e nada melhor que as dificuldades e as crises proporcionadas na vida, para manifestar soluções. E muitas vezes elas são simples.
Quando encontrar alguém que parece não ter problemas ou nada é de difícil solução, valorize sua companhia, pois estás diante de um sábio fiel.
Se possuímos estes valores necessitamos desenvolvê-los, se não os possuímos necessitamos adquiri-los. Mas, onde os desenvolvemos ou adquirimos e quanto eles custam? O local de desenvolver e adquirir é onde está a adversidade e o preço disto é o quanto estás disposto a mantê-los. Quanto mais os reter, mais valor agregará a sua vida.
Sabendo agora onde desenvolver, adquirir e quanto custa, falta o como fazer para que sejamos referenciais de Fidelidade e Sabedoria.
Dê para Deus o que é dEle e Ele te dará o que tem. Envolva-se no que é de Deus e Ele se envolverá no que é seu. Aplique os princípios por Ele estabelecidos e Deus fundamentará sua vida para que nenhuma tormenta a derrube.
Talvez o “como fazer” ainda continue sendo uma interrogação. Pois bem, o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus. Gn1.26. Faça isso com o próximo e Deus receberá. “Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estava nu e me vestiste, preso e fostes ver me. Quando Senhor tiveste fome e te demos de comer ou sede e te demos de beber e quando estavas nu e te vestimos e preso e fomos ver-te? Quando fizeste isto a um dos meus pequeninos a mim o fizeste.” Mt25.35-40.
Na área da vida que estivermos com problemas é onde devemos exercer a fidelidade e buscar a sabedoria. Família, finanças, relacionamentos, negócios, etc. “Meus olhos procurarão os fiéis da Terra, para que estejam comigo; o que anda em um caminho reto, esse me servirá.” Sl 101.6. Bem aventurado o homem que acha sabedoria... Pv 3.13-18.
Não podemos reclamar das dificuldades, elas surgiram porque nos faltou fidelidade ou sabedoria em algum momento e se não regressarmos aos seus princípios a crise só irá crescer. “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados”. Lm 3.39.

Pr. Luciano Stein
Teólogo



  • TRANSFORME SEU TALENTO EM OBRA DE ARTE

    Talentos todos temos, mas como algumas pessoas conseguem transforma-los em arte é uma inc...

    ver mais
  • FIDELIDADE E SABEDORIA EM TEMPOS DIFÍCEIS

    Tempos difíceis ou crises são cíclicos na história da humanidade. Ao estudarmos, desde...

    ver mais
  • E SE O FIM FOSSE HOJE?

    A luta contra o envelhecimento, na tentativa de descobrir o elixir da juventude, tem levad...

    ver mais